Friday, April 24, 2015

Introdução a rede de Telefonia Fixa

Quem utiliza a rede de telefonia hoje nem imagina que pode ou possivelmente está usando o modelo de redes convergentes, e nem sabe como funcionava antigamente ou a complexidade que era a rede de telefonia fixa. Neste post vou comentar o meu conhecimento sobre as redes de telefonia Fixa, sistema básico de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários para prover comunicação entre eles e o que chamamos de centrais telefônicas.

As Centrais Telefônicas tem como papel Concentrar, Interligar, Gerenciar, Distribuir, Tarifar as chamadas realizadas pelo usuários, e essas centrais são divididas em vários níveis:
     Foto retirada do conteúdo do professor Zé Maria

O sistema telefônico necessita de é divido em subsistemas que viabiliza a comunicação entre os usuários.
Esses sistemas são responsáveis por comutar (encaminhar as ligações por entre as centrais), rede local, como o nome diz, os itens físicos locais, rede de transmissão podendo ser físico ou não; Equipamentos secundários que recebem o nome de infra para o sistema de telecomunicações. e alguns itens de apoio como o sistema de sinalização por canal comum número 7 é aquele onde temos um canal específico para troca de sinalização.

Como o intuito da telefonia é prover comunicação entre pontos destintos que passam por uma grande malha já estabelecida Públicas (PSTN), que engloba engloba várias centrais sendo elas responsáveis por comutar as ligações e são divididas em:
Central local - onde é realizado localmente e tem tarifação mais barata.
Central Tandem - que liga as centrais locais, e usa o topologia Estrela.
Central Tandem interurbana - liga centrais interurbanas.
Central de transito Interurbana - Interliga sistemas locais, até pelo intermédio de uma central tandem local. Essas centrais interligam-se diretamente ou através de outra central trânsito.
Central de transito internacional - responsável por interligar os países.

Todo esse esquema só funciona porque existe um sistema de numerações entre essas centrais e elas são identificadas por números padrões definidos internacionalmente como na figura abaixo:
    Imagem Retirada do Material do Professor Zé Maria Unimep Piracicaba

No comments:

Post a Comment