Friday, April 24, 2015

Tutorial ATA e Serviços Voip

A seguir um passo a passo de como fazer uma conexão VoIP funcional e usando um Gateway que permite experimenta-lo gratuitamente.

Itens necessários
Telefone Analógico (Opcional)
ATA (necessário para transformação do sinal digital para analógico viabilizando o uso do telefone analógico, porém também opcional)
Computador
Conexão com a internet banda larga
Conta em algum serviço VoIP como o VONO.

Criando conta VoIP
https://www.falevono.com.br/engine/ServletCadastroTeste

Na criação da conta é necessário escolher um número que usaremos mais pra frente.
OBS: existem tarifações diferentes entre as regiões.

Lembrando que após a criação da conta telefonemas feitos entre VONO são gratuitos, e as configurações podem ser aplicadas inclusive em aparelhos celulares com clientes VoIP.

Após criado a conta o site permite que você baixe um cliente que o único necessário para falar é instalar e logar no mesmo, pronto, é só digitar numero do telefone, lembrando que no caso do período de teste grátis, só é possível falar gratuitamente entre números VONO.

Precisaremos de dados importantes fornecidos pelo site da VONO para configurações dos ATA's segue abaixo o link onde tem essas configurações
http://www.falevono.com.br/portal/ajuda/instalar_atas.html
Lembrando que existe varios aparelhos e no site informa alguns dos mais populares.

Configurando ATA
Existem vários modelos de ATA's no tutorial usaremos um ATA da LinkSys.



  • Conexão para o Cabo do Telelfone Analógico





  • Conexão para o roteador da Intermet





  • Conexão de alimentação (energia elétrica)


OS dados requeridos abaixo estão no link

Para acessar as configurações do equipamento, você deverá pegar o endereço IP,
discando pelo telefone (plugado no Phone 1) 4 vezes * e 110#. Ao pegar o endereço IP,
digite no internet explorer para acessá-lo.

Acesse a opção “System" e digite uma senha para o usuário e admin. Você não pode mudar os nomes de usuário, que será sempre “user" e "admin".

Acesse a opção "Line 1"
Na seção "Nat Settings“, definir:
NAT Mapping Enable: Yes
NAT Keep Alive Enable: Yes

Desça até "Proxy and Registration". 
No campo “Proxy”, digite o endereço IP do seu provedor de serviço VoIP.
No nosso caso, o serviço teste é provido pelo UOL VoIP, IP 200.147.35.25
Em "Make Call Without Reg" selecione “Yes

Acesse novamente através do navegador web o endereço IP do ATA, por exemplo, http://192.168.0.103
Acesse a opção "Info“ e veja que uma linha deve ser ligada e a inscrição ativa. Isto significa que você está pronto para fazer ou receber chamadas

Note que a led azul da linha 1 está acessa, indicando que a mesma foi configurada corretamente e está disponível

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